18.03.2011 | 19h28


CIDADES

Cuiabanos poderão ver fenômeno da Super Lua neste sábado

TVCA 18h28

Os cuiabanos poderão ver um fenômeno neste sábado (19) conhecido como a Super Lua. O fenômeno ocorre a cada 19 anos e deverá estar 30% mais brilhante do que a Lua cheia de costume, efeito visual que coincide com o Perigeo lunar.

Conforme o astrônomo amador Eduardo Baldaci, presidente da Sociedade Para o Progresso da Astronomia, Cidadadina e Educação (Space), o fenômeno deverá ser perceptível para a maioria das pessoas, caso o céu não esteja nublado.

Ele explica que o movimento da Lua ao redor do nosso planeta é em forma de uma elipse(uma órbita oval), o que permite de tempos em tempos uma aproximação maior (Perigeo) e um afastamento maior (apogeo). Isto ocorre todos os meses e , segundo Baldaci, o fenômeno de amanhã não ocorre desde 1992, porém não tem nenhuma ligação com terremotos ou tsumanis.

"Com tantos boatos pela internet e um fenômeno deste ocorrendo em tempos de desastres naturais é comum o público ficar assustado, ainda mais quando os astrólogos provocam algumas polêmicas. Porém, para a Astronomia, não há nenhum estudo sério que comprove que o fenômeno da super lua traga algum malefício ao nosso planeta", afirma o astrônomo amador que destaca ainda a distância média do Centro da Terra ao centro da Lua no Perigeo, que normalmente é de 363.000 Km, mas neste sábado será de 356.577km.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO