11.06.2011 | 11h51


CIDADES

Cuiabá Copa movimenta Aecim Tocantins no fim de semana

DA REDAÇÃO    11h50

A 'Cuiabá Copa' sub-16 de futsal agitará os ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, neste sábado e domingo (11 e 12.06), quando serão disputadas a semifinal e final. A competição conta com a participação de atletas nascidos até o ano de 1995, com 32 equipes que estão sendo representadas pelos bairros de Cuiabá e Várzea Grande. Cada equipe terá que ser composta prioritariamente por atletas residentes nos bairros das duas cidades. O evento envolve todas as classes sociais, pois tem caráter de inclusão e socialização dos jovens de diversas comunidades de Cuiabá e Várzea Grande.

O campeonato, que começou no dia 03 de junho, reuniu cerca de 320 atletas e vem chegando a sua reta final, se tornando um divisor de águas para a categoria, pois mostrou a preocupação da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) e da Federação Mato-grossense de Futsal com as categorias de base, onde buscou desenvolver e mostrar os grandes talentos nascidos em Mato Grosso.

'Cuiabá Copa', como o próprio nome já diz, buscou ao máximo possível se assemelhar com o maior evento futebolístico do mundo a ‘Copa do Mundo', desde a tabela de jogos até os nomes dos países, seguindo exatamente os padrões desta tão renomada competição. Mas o diferencial está no álbum de fotografia do campeonato, que terão as figurinhas dos componentes da seleção do bairro que representará Cuiabá Copa e também do patrocinador oficial da sua equipe.

A intenção desta ação estratégica é criar uma ação de inclusão social e promover a imagem dos atletas e comunidades que compõem o município de Cuiabá e que participam da competição de tal forma que haja uma integração entre todas as comunidades que compõem o projeto. Trata-se de uma ação realmente diferenciada, pois com os cromos adesivos, as figurinhas, terão o nome do atleta, da equipe e do patrocinador que ajudou na realização deste Livro Ilustrado tão especial.

Além de todos os benefícios já citados, o Livro Ilustrado resgata a dignidade dos jovens e seus familiares, pois as atividades pontuais que envolvem os álbuns da 'Cuiabá Copa' geram uma relação maior entre todas as comunidades. O objetivo é que as atividades de manipulação e a troca das figurinhas provoquem uma melhora surpreendente na autoestima dos jovens.

OS JOGOS

Os jogos disputados movimentaram o ginásio e superou as expectativas dos organizadores, participantes e dirigentes técnicos, por apresentar confrontos emocionantes entre as equipes, que nesta última quinta-feira (09.06) definiu os semifinalistas da competição.

No primeiro jogo da noite, entre as seleções mato-grossenses do Uruguai e Gana, o Uruguai levou a melhor vencendo por 2 a 1 a equipe de Gana. Na sequência, Costa do Marfim enfrentou Camarões em um jogo muito disputado que ficou no 1 a 1 e a decisão foi para os pênalti. Costa do Marfim levou a melhor e venceu por 3 a 2.

No terceiro jogo da noite a equipe da Alemanha não conseguiu superar a Argentina e perdeu a vaga para a semifinal pelo placar de 4 a 2 e o Paraguai goleou a seleção da Espanha por 6 a 1.

Essa rodada revelou grandes talentos e confirmou algumas das promessas que se desenhavam desde a primeira rodada da 'Cuiabá Copa'.

Foram de goleiros a jogadores de linha com atuações fantásticas. "A expectativa para a final é a melhor possível, pois temos certeza que a 'Cuiabá Copa' está sendo um grande evento que projetará o futsal de Mato Grosso de forma qualitativa", disse o presidente da Federação Mato-grossense de Futsal, João Neri Chiroli.

A disputa da vaga para grande final começará com um clássico entre as seleções do Uruguai e Paraguai e Costa do Marfim e Alemanha no sábado a partir das 15 horas. A decisão do grande campeão e o terceiro colocado acontecerá no domingo às 9 horas no ginásio Aecim Tocantins. "O Futsal de Mato Grosso tem muito a mostrar para todo o Brasil e a Cuiabá Copa está apenas escrevendo o prefácio deste novo momento", ressaltou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Antônio Azambuja.

A 'Cuiabá Copa' é uma realização da Federação Mato-grossense de Futsal com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT).

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO