alexametrics
12.09.2011 | 10h08


CIDADES

Cidades de MT estão entre as menos populosas do país

INARA FONSECA   9h00
DA REDAÇÃO

Uma pesquisa publicada no final do mês de agosto (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelou que Mato Grosso está no ranking dos estados brasileiros que possuem menos população por m². O munícipio de Araguainha (ao sudeste de Mato Grosso) apareceu em 5º lugar com apenas 1076 habitantes.

Comparada com as demais capitais do Centro Oeste, Cuiabá também aparece como a menos populosa com apenas 556 mil habitantes. Das capitais da região, Goiânia surge em 1º lugar nas mais populosas com mais de 1 milhão de pessoas, já Campo Grande conta com cerca de 796 mil habitantes.

A falta de habitantes pode ser decorrência do grande número de emigrações que ocorrem no Estado. Em pesquisa divulgada pelo IBGE em julho (17), Mato Grosso foi o único do Centro-Oeste que a taxa de emigração subiu nos últimos anos. De acordo com as estatísticas, em 2004 o número de pessoas que deixaram o Estado era de aproximadamente 80 mil. Em 2009, cerca de 91 mil cidadãos partiram de Mato Grosso. Um aumento de 10%.

Entre os motivos apontados para a "fuga" estão: busca de novos desafios e oportunidades profissionais, melhores salários e o sonho de viver em grandes metrópoles.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime