facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

04 de Maio de 2012, 22h:28 - A | A

CIDADES / SANGUE

Baixo estoque no Hemocentro pode cancelar cirurgias

Instituição pede colaboração da população para melhorar os estoques no banco de sangue

LAÍS FERREIRA



Segundo dados do Hemocentro de Cuiabá, atualmente há um total de 30 bolsas do tipo sanguíneo Ó positivo e cinco bolsas do tipo O negativo no estoque. No entanto, o ideal seriam 80 bolsas de Ó positivo e 20 de Onegativo para atender a demanda.

“Solicitamos a colaboração da população, pois o número atual pode provocar o cancelamento de cirurgias”, reforçou a assistente da captação de doadores do Hemocentro, Magda Matos. A assistente afirma também que é necessária colaboração, tendo em vista que as hemácias têm 42 dias de validade e as plaquetas tem apenas cinco dias.

Dessa forma, os interessados em colaborar deverão comparecer ao Hemocentro ou ao Pronto- Socorro. O horário de funcionamento do Hemocentro é de segunda a sexta-feira das 07h as 17h30 e aos sábados das 7h às 12h. Já no Pronto-Socorro a captação é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Aqueles que comparecerem a esses locais para fazer a doação deverão estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos é necessário ter a autorização dos responsáveis); pesar no mínimo 50 quilos é também necessária a apresentação de documento de identidade. Para mais informações o telefone do Hemocentro é: 3623-0044 ou 3321-4578.

De acordo com a assistente de captação, Magda Matos diariamente são feitas uma média de 40 doações. Desse número de colaborações, 58% são feitas por homens e 42% são mulheres. Essas doações são destinadas aos pacientes do Hospital Jùlio Müller, Pronto Socorro de Cuiabá e Várzea Grande.

“Anos atrás havia um total de 80 doadores, a redução está relacionada a doenças e falta de tempo, porém pretendemos atingir esse número novamente para isso contamos com a população”, disse a assistente de captação.

Comente esta notícia