alexametrics
11.05.2011 | 11h54


CIDADES

Audiência pública em Sinop discute com MPE redução das queimadas

DA REDAÇÃO  11h45

O município de Sinop sediará nesta quinta-feira (12.05), às 19h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, audiência pública com o tema 'Queimadas e suas consequências na Saúde e no Meio Ambiente'. A mobilização faz parte do programa integrado 'Mato Grosso Unido Contra as Queimadas'. O objetivo do programa é fortalecer as ações de prevenção às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso de forma integrada, participativa e ordenada. A meta é atuar em todos os municípios do Estado, com ações preventivas voltadas para a orientação e sensibilização da população sobre as queimadas, com a realização de campanhas educacionais e audiências públicas.

De acordo com dados obtidos por meio dos satélites disponíveis no Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), em 2010 foram registrados em Sinop 447 focos de calor. Nos últimos oito anos, foram detectados 10.524 focos de calor no município. Somente no ano passado, o Estado de Mato Grosso apresentou 260 mil focos de calor. A fumaça oriunda das queimadas contribuiu para a elevação dos índices de doenças respiratórias e de concentração de poluentes.

Para atendimento às internações resultantes de doenças do aparelho respiratório, no período de 2005 a 2010, foram aplicados no Estado recursos na ordem de R$ 94 milhões. Somente em Cuiabá, os gases e poluentes liberados por meio das queimadas foram responsáveis, no ano passado, pelo aumento em 300% para o procedimento de nebulização e mais de 30% no atendimento ambulatorial.

CALENDÁRIO: Depois de Sinop, será a vez da população de Tangará da Serra discutir as consequências das queimadas. O evento será realizado no dia 16.05, às 19h, no Centro Cultural de Tangará da Serra. Serão realizadas, ainda, audiências públicas em Juara (23.05), Juína (24.05), Aripuanã (25.05), Alta Floresta (07.06), Guarantã do Norte (08.06), São Félix do Araguaia (14.06), Canarana (16.06) e Cáceres (21.06).

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime