21.05.2020 | 16h45


CIDADES / SAÚDE E BEM ESTAR

Atendimentos eletivos no Ambulatório Unimed Cuiabá retornam no dia 25 de maio

Medida é pautada em entendimento do MPMT de que o decreto municipal que restringe as atividades não se aplica às instituições privadas.



A Unimed Cuiabá informa que os atendimentos eletivos no Centro de Especialidades Médicas – Ambulatório serão retomados na próxima segunda-feira (25). A decisão se baseia no entendimento do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) de que as restrições impostas pelo Decreto Municipal nº 7.898, de 09 de maio de 2020, não se aplicam às instituições privadas de saúde.

A Cooperativa reforça que a retomada do atendimento se dará de maneira planejada, com protocolos de segurança rígidos, orientações claras aos usuários, treinamento adequado às equipes de atendimento e utilização de Equipamentos de Segurança Individual (EPI’s), visando a diminuição dos riscos de contaminação por coronavírus entre beneficiários, médicos cooperados e colaboradores.

Entenda o caso - Os atendimentos ambulatoriais eletivos haviam sido suspensos no dia 12 de maio em cumprimento ao decreto municipal nº7898 que define, em seu 18º artigo, que deve ser suspenso o agendamento e atendimento de consultas e procedimentos eletivos em unidades de saúde da cidade.

Como a Unimed Cuiabá pauta suas ações nas resoluções e instruções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como atua com o rigoroso cumprimento da lei aplicável à sua atividade no âmbito estadual e municipal, seguiu a norma publicada. Porém, a notificação editada pelo MPMT e recebida pela operadora no dia 20 de maio, apresenta outro entendimento jurídico da norma.

Garantia de atendimento - Neste período de pandemia diversas medidas foram desenvolvidas pela Cooperativa visando garantir a não interrupção da prestação dos serviços aos beneficiários. Os atendimentos de Urgência e Emergência com equipe médica plantonista foram mantidos para todos os clientes e foram disponibilizadas alternativas de atendimento, em consonância com as orientações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Ministério da Saúde. São elas:

- SOS Unimed (0800 772 377): Para orientações médicas no caso de qualquer sintoma leve ou mal-estar, relacionado ou não ao coronavírus; 

- Telemedicina Ambulatorial nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cardiologia e Medicina de Família e Comunidade: agendamentos podem ser feitos pelo telefone (65) 3319 -3500. O atendimento terá início no dia 25 de maio;

- Central de reagendamentos e solicitação de atendimento ambulatorial em casos de necessidade imediata: (65) 3612-8700.

A Unimed Cuiabá reforça que toma suas decisões com base em regras, leis e normas aplicáveis, sem deixar desamparado nenhum dos seus beneficiários, médicos cooperados, colaboradores e prestadores de serviço.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO