EXTRA
A empresa Uber anunciou nesta terça-feira, dia 16, uma mudança na cobrança da taxa de cancelamento de corridas. Segundo a empresa, o valor cobrado agora será calculado com base no tempo e na distância percorrida pelo motorista desde a solicitação da viagem até o momento da suspensão feita pelo cliente. Além disso, o prazo para o passageiro cancelar a viagem, sem que haja qualquer cobrança, foi reduzido de 5 para 2 minutos. As alterações já estão em vigor.
Até esta segunda-feira, dia 15, o valor da taxa era fixo: R$ 7. Agora, no ato do cancelamento, segundo a empresa, o usuário será informado do valor extra a ser cobrado pela suspensão da viagem. Essa informação será dada antes do pedido de confirmação do cancelamento.
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Haverá, no entanto, limites mínimo e máximo de cobrança, de acordo com o serviço utilizado.
Tipo de serviço Valor mínimo Valor máximo
Uber Pool R$ 1,50 R$ 6,00
UberX R$ 2,00 R$ 10,00
UberX VIP R$ 2,00 R$ 10,00
Uber Select R$ 2,25 R$ 11,00
Uber Black R$ 3,00 R$ 12,00
Se o motorista cancelar a viagem, depois de esperar o passageiro no local de embarque por 5 minutos, também será cobrada a taxa de cancelamento do usuário, para reembolsar o tempo perdido pelo condutor.
A empresa não informa ao usuário, no entanto, se haverá alguma penalidade aplicada ao motorista que cancelar a viagem ou desviar do caminho, para obrigar o passageiro a suspender a corrida.
Caso discorde da taxa, o usuário poderá utilizar o link para pedir ajuda.
Para verificar se houve cobrança por cancelamento, o usuário deve:
- Clicar no ícone de menu e depois em “Suas viagens”
- Selecionar “Anteriores” e selecionar a viagem cancelada
- Clicar em “Recibo”
- Se houve cobrança da taxa de cancelamento, esta vai aparecer no recibo
- Do contrário, o preço da viagem vai ser informado como “0”
Motorista 17/07/2019
A regra é clara, chamou o motorista o passageiro já deve está no local de embarque ou seja já na calçada aguardando, mesmo dependendo do lugar não tem onde o motorista parar.
Rômulo Souza Maranhão 17/07/2019
Um absurdo. Já reclamei com a Uber no App. Espero que todos os usuários o façam. O tempo no mínimo deveria ser de 5 minutos. A espera de um motorista deveria só valer o cancelamento após o mesmo contactar o usuário e com 3 tentativas. Pensemos no idoso, pessoas com deficiência ou que moram em Prédios . Não vejo justiça nisso. Mas, um efeito de "Abuso de Poder", já que a Uber, hoje é de Grande Utilidade Pública em meio ao Caos Urbano.
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