facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

20 de Fevereiro de 2017, 08h:26 - A | A

VARIEDADES / SERÁ?

Pessoas casadas são menos estressadas, diz estudo

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, monitoraram 572 voluntários para chegar à conclusão

METRÓPOLES



Piadas sobre casamentos são inúmeras. Quem nunca ouviu dizer que casamento e prisão são quase a mesma coisa? As brincadeiras, no entanto, vão de encontro com um recente estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon, dos Estados Unidos. A pesquisa apontou que entre casados, solteiros e viúvos, o primeiro grupo é o menos estressado.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores reuniram 572 voluntários – homens e mulheres, todos com idades entre 21 e 55 anos. Os estudiosos colheram a saliva dos voluntários logo no início da manhã. Cada pessoa participou de três dias de coletas, feitas em datas não consecutivas.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Após a análise das amostras, os cientistas perceberam algo em comum entre os casados: um menor nível de cortisol – hormônio conhecido por atuar em situações de emergências, de desgaste psicológico. Assim, essa substância acaba sendo um termômetro para medir o nível de estresse de uma pessoa.

A explicação para esse resultado ainda não foi descoberta, mas há teorias. “Um dos motivos que explicariam esse fenômeno é que talvez esses grupos estejam sentindo diferentes tipos de estresse. Por exemplo, pessoas que nunca casaram podem estar sofrendo a pressão para casar, ou o estigma de nunca terem casado. Da mesma forma, pessoas que já foram casadas podem se sentir socialmente isoladas sem seu antigo parceiro”, afirmou Brian Chin, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, em entrevista ao portal Super Interessante.

O cortisol geralmente aparece em nível mais alto na hora de acordar. Os pesquisadores descobriram que, além de estar em menor quantidade, o nível de hormônio dos casados também diminui mais rápido do que do restante dos voluntários. Eles se acalmam logo após acordarem.

A ideia da pesquisa é entender um pouco melhor como os relacionamentos interferem no bem estar das pessoas.

Comente esta notícia