facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

23 de Maio de 2019, 09h:35 - A | A

VARIEDADES / ALIMENTAÇÃO

Parece saudável, mas não é: fuja de armadilhas na alimentação

Nem sempre aquilo que tem escrito light no rótulo faz para a sua saúde. Entre as diversas opções no mercado, escolha as melhores

METRÓPOLES



Quando falamos de alimentação saudável, tem alguns itens que são rapidamente excluídos dessa categoria, como é o caso dos refrigerantes e das diferentes variedades de junk food. No entanto, há alguns alimentos que conseguem enganar bem a maioria das pessoas, especialmente os industrializados que trazem no rótulo a inscrição light – estes são armadilhas prontas.

A dica é entender como são feitos esses alimentos e optar preferencialmente por alimentos in natura, ou seja, minimamente processados, como frutas, legumes e grãos. Os processados são feitos a partir dos in natura, mas têm adição de ingredientes como sal, açúcar ou azeite, por exemplo. Por fim, há os ultraprocessados, que contêm aditivos químicos.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Confira abaixo trocas alimentares que parecem escolhas saudáveis, mas não são.

Queijo mussarela por queijo UHT processado

A mussarela muitas vezes é confundida com uma opção menos saudável e mais calórica porque está sempre na maioria dos sanduíches e pizzas. No entanto, ela é feita de leite pasteurizado, fermento lácteo, sal, cloreto de sódio e conservante. Pode não ser a melhor entre todas as opções disponíveis de queijo, mas é a melhor entre os processados. Esses têm como matéria prima o próprio queijo somado a água, leite em pó, sal, além de estabilizantes e acidulantes para aumentar o tempo de validade.

O mesmo ocorre com os iogurtes. Prefira sempre os naturais, porque eles terão no máximo quatro ingredientes. Já a composição do iogurte com sabor costuma levar xarope de açúcar e outros conservantes.

Pão francês por pão integral em forma

Muitas vezes estamos tão fixados na quantidade de calorias que esquecemos dos outros ingredientes que compõe um alimento. Normalmente, o pão francês leva água, farinha de trigo, sal, fermento biológico e açúcar. Já as opções “saudáveis”do mercado podem chegar a mais de dez ingredientes, incluindo gordura vegetal hidrogenada e conservantes químicos.

Ovo ou atum por peito de peru

O peito de peru é uma das maiores controvérsias no tema alimentação saudável. Muita gente come acreditando se tratar de um alimento pouco calórico, principalmente em dietas de perda de peso e ganho de massa muscular. No entanto, o peito de peru é composto por mais de 10 ingredientes, sendo os piores o realçador de sabor glutamato monossódico, além de corantes e espessantes. Em busca de alguma coisa saudável para o café da manhã? Opte por proteínas como queijo, atum e ovo.

Comente esta notícia