21.04.2017 | 07h55


DIMINUI REFLEXOS

Ficar bem com menos de 8 horas de sono é mito, diz estudo

Há muitos relatos de famosos que dormem pouco para ganhar produtividade. Mas falta de sono pode causar dano cognitivo até para quem dorme 6 horas por noite



Você já deve ter ouvido alguém dizer que “fica ótimo” com apenas 4 ou 5 horas de sono. Essa pessoa pode ser até famosa: a revista Forbes publicou o regime de sono de pessoas de sucesso, que sugere exatamente isso. Mas um estudo mostra que o déficit de sono é mais discreto do que você imagina – e dormir 6 horas por noite já é suficiente para causar problemas.

Dez dias dormindo 6 horas, segundo a pesquisa, causa o mesmo efeito na sua cognição do que passar uma noite inteira acordado: diminui reflexos e velocidade de reação e atrapalha até a capacidade de interpretar textos.

O experimento, realizado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, começou pedindo que os voluntários dormissem exatamente 8 horas em uma noite. No dia seguinte, fizeram provas escritas e testaram seus reflexos normais. Os participantes também foram colocados em tarefas bem tediosas, para ver quantas vezes eles davam aquela “pescada” de alguns segundos.

Depois, os voluntários foram divididos em grupos. O primeiro continuava a dormir 8 horas. O outro, 6 horas. O terceiro, 4 horas. O último grupo tinha que virar a noite por até três dias seguidos – e, a cada dia, eles repetiam os testes











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER