12.09.2018 | 09h12


COMPORTAMENTO

Apps podem ajudar quem acabou de terminar uma relação

A chave para o sucesso é ter expectativas realísticas, colocar a si mesmo em primeiro lugar e não querer substituir um amor antigo ou encontrar a alma gêmea logo no próximo match.



Com o fim de um relacionamento, voltar à pista pode ser difícil, ainda mais se você ainda não superou o crush anterior. Porém, os aplicativos de relacionamento podem ser uma ferramenta útil e simples para voltar à ativa e rever os conceitos de relação.

"Muitas vezes, quando terminamos um relacionamento, principalmente se foi duradouro, ficamos nos perguntando 'por que acabou?', 'será que eu ainda tenho chance de encontrar um amor?', 'ainda sei como se conquista alguém?' E essas dúvidas ficam rodando por um tempo sem resposta. Saber que existe um ambiente virtual onde você pode conhecer novas pessoas, e exercitar novas conversas, com um grau baixo de exposição, pelo menos no início, dá uma sensação de que é possível recomeçar", explica o terapeuta do Núcleo Ser Treinamento, Marcelo Katayama.

Não é todo mundo que acha fácil lidar com o mundo de deslizar fotos para a direita e esquerda, mas o momento após o fim de uma relação pode ser propício para que você dê uma chance à paquera online, caso nunca tenha tentado antes.Primeiro de tudo, a ideia deve ser a de se divertir. Você acabou de terminar um relacionamento, não há necessidade de procurar algo mais sério e nem tentar encontrar um substituto para a pessoa que foi embora.

Depois do fim de uma relação, podemos nos sentir muito fragilizados, fragmentados. E entrar em uma nova relação nesta energia é quase que uma receita para o fracasso. Isso porque quando estamos em momentos de muita carência, qualquer qualquer pequeno sinal de carinho é visto como algo especial, como se fosse a nossa salvação, e nos submetemos a situações muito desagradáveis para ter essas pequenas migalhas de atenção", explica o terapeuta.

Assim, a chave para o sucesso é ter expectativas realísticas, colocar a si mesmo em primeiro lugar e não querer substituir um amor antigo ou encontrar a alma gêmea logo no próximo match.

Veja algumas dicas para aproveitar o que oo mundo do flerte online tem de melhor para oferecer enquanto lida com o fim do seu relacionamento:

1. Seja a sua prioridade

Antes de começar a dar like em perfis, é preciso tirar um tempo para cuidar de si mesmo. "Para voltar de forma saudável ao mundo dos relacionamentos, é importante que a pessoa esteja se sentindo bem, se sentindo 'inteira', mesmo que para isso precise esperar um pouco. Pergunte-se se você está se sentindo pronto para se envolver novamente. Relacionar-se com outra pessoa traz inevitavelmente momentos prazerosos e outros mais desafiadores. Existirão conflito Então será que você está equilibrado o suficiente para enfrentar esses novos conflitos e aprender coisas novas com eles?", questiona Katayama.

2. Comece na marcha lenta

Se faz um tempo desde a última vez que você flertou online, não precisa sair baixando todos os apps de relacionamento disponíveis. Baixe um, familiarize-se com o funcionamento dele, olhe os perfis, inicie uma ou outra conversa. Uma vez que este processo começar a se transformar em algo menos estranho, pode ser a hora de começar a se envolver mais com os outros usuários.

3. Vá com calma nos encontros

O match rolou, a conversa foi legal e chegou o primeiro encontro? Vá com calma. Pode parecer necessário que o date seja perfeito e super romântico, mas não faz bem romantizar o primeiro encontro. Pense que é apenas uma oportunidade de conhecer alguém novo, e talvez aprender algo sobre o outro e até sobre si mesmo. "Marque de se encontrar em um local público, e que seja compatível com o seu gosto. Descubra mais sobre a pessoa que está conversando com você, tenha papos ao telefone, e não só por mensagem. Pode parecer conselho de vó, mas fazer essas coisas pode evitar muitos dissabores", diz o terapeuta.

Outra dica é não ficar enrolando muito nos apps e partir para o date real, o que pode impedir que você fantasie muito ou dê para trás no menor sinal de intimidade.

4. Tenha a mente aberta

O namoro acabou e você está usando apps. A tentação de encontrar uma versão melhor do seu ex pode existir, mas mesmo que você tenha na sua cabeça um "tipo" perfeito pelo qual se sente atraído, tente ter a mente aberta e dar like em pessoas diferentes do usual. "Faça uma reflexão sobre o que você aprendeu com seus namoros antigos. Que coisas você estaria disposto a fazer diferente? Como você gostaria de tratar e ser tratado por essa nova pessoa? Talvez você se surpreenda dando chances ao acaso", conta Takayama.

5. Especifique o que você quer de um relacionamento

Antes de se jogar no mundo dos relacionamentos novamente, pergunte a si mesmo o que você quer, se é um outro relacionamento sério, curtição, ficante sem compromisso etc. Não tenha medo de ser sincero sobre isso no seu perfil. Com informações claras, fica mais difícil se meter em roubadas ou se envolver com alguém que não está no mesmo momento de vida que você.

6. Não vá a um encontro só para não ficar sozinho

Ainda que seja normal se sentir solitário e triste depois de um término, você não deve ir à encontros apenas para se sentir menos sozinho. Tente entender mais sobre si mesmo e procure o apoio de amigos e família para lidar com este momento de vida. Quando estiver melhor, aí será o tempo ideal para voltar a dar like nos perfis.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER