facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

09 de Dezembro de 2018, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / SAÚDE E BEM ESTAR

Aplicativo promete detectar anemia apenas com uma foto das unhas

Novo aplicativo capaz de medir níveis de hemoglobina promete pôr fim nas agulhas para diagnóstico da anemia.

MINHA VIDA



Na terça-feira (04) a revista científica Nature Communications publicou um estudo feito por cientistas da Escola de Medicina da Universidade Emory, de Atlanta (EUA), que desenvolveram um aplicativo de celular capaz de diagnosticar a anemia através de fotos das unhas dos dedos, conseguindo identificar se o usuário está com níveis adequados de hemoglobina no sangue. Esse novo método promete acabar com o uso de agulhas para identificar a doença.

Segundo os desenvolvedores, se tudo sair como esperado, o aplicativo estará disponível para download público até o fim do primeiro semestre de 2019. Dentro de pouco tempo, o produto deve ter a patente reconhecida.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

O engenheiro biomédico Rob Mannino desenvolveu o aplicativo como parte do trabalho de seu doutorado, inspirando-se em um problema pessoal de saúde a fim de criar um método não invasivo de análise.

Para a realização do aplicativo, os pesquisadores usaram fotos de unhas de 337 pessoas, algumas com diagnóstico de anemia e outras saudáveis. Essas imagens criaram um algoritmo que identifica o padrão saudável de coloração dos que apresentam deficiência nos glóbulos vermelhos.

O objetivo dos cientistas envolvidos no estudo é facilitar o autocontrole de pacientes com anemia crônica. Dessa forma, o aplicativo pode ajudar no monitoramento constante de cada paciente, sem o incômoda da picada de agulha.

Comente esta notícia