08.02.2019 | 09h22


ALIMENTAÇÃO

Amiga da dieta? Descubra se a pipoca engorda ou emagrece

A pipoca pode ser extremamente saudável se for preparada na panela apenas com um fiozinho de azeite ou óleo de coco.



Gosta de pipoca? Se preparada de maneira adequada, ela pode ajudar na dieta. Uma xícara de pipoca simples, sem manteiga ou açúcar adicionados, tem cerca de 30 calorias e pode até ser considerada uma aliada de quem está querendo perder peso. A pipoca contém fibras que dão saciedade e melhoram o funcionamento intestinal.

No entanto, quando a pipoca é preparada com óleo, manteiga ou leite condensado, ela realmente engorda, porque esses adicionais possuem muitas calorias, contribuindo para o ganho de peso. As pipocas de micro-ondas também são vilãs da dieta: normalmente são preparadas com óleo, manteiga, sal e outros aditivos.

A pipoca saudável deve ser preparada na panela apenas com um fiozinho de azeite ou óleo de coco para estourar o milho. Outra opção é colocar o milho para estourar no micro-ondas, dentro de um saco de papel com a boca fechada, sem adicionar nenhum tipo de gordura. A pipoqueira caseira, uma máquina pequena para estourar milho sem a necessidade de óleo, também funciona bem para diminuir as calorias da comida.

Caso você ache pipoca pura sem graça, adicione ervas como orégano e manjericão, alho e um pouquinho de sal. Um fio de azeite ou um pouco de manteiga podem ser usados.

Na balança

As calorias da pipoca variam de acordo com a receita que é preparada:

  • 1 xícara de pipoca pronta simples: 31 calorias;
  • 1 xícara de pipoca feita com óleo: 55 calorias;
  • 1 xícara de pipoca feita com manteiga: 78 calorias;
  • 1 embalagem de pipoca de micro-ondas: em média 400 calorias;
  • 1 pipoca grande de cinema: cerca de 500 calorias.

É importante lembrar que fazer a pipoca na panela, no micro-ondas ou com água não altera a sua composição nem as suas calorias: o aumento calórico é devido à adição de manteiga, óleos ou doces na preparação.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER