facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

29 de Maio de 2016, 09h:57 - A | A

VARIEDADES / NOVA NOVELA

A Tancinha, que ficou famosa com Raia, volta à telinha com Ximenes

Em 1987, Claudia Raia roubou a cena em Sassaricando e frustrou protagonista Original: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/em-1987-claudia-raia-roubou-cena-em-sassaricando-e-frustrou-protagonista.

UOL



Haja Coração, novela de Daniel Ortiz que substitui Totalmente Demais a partir desta terça (31) na Globo, é baseada em Sassaricando, de Silvio de Abreu, exibida no mesmo horário entre 1987 e 1988. A trama original começou focada em Aparício (Paulo Autran), que se dividia entre Rebeca (Tônia Carrero), Penélope (Eva Wilma) e Leonora (Irene Ravache), mas foi finalizada com Tancinha (Claudia Raia) e outros personagens roubando a cena. Um dos grandes nomes da televisão brasileira, o inicialmente protagonista Paulo Autran (1922-2007) saiu frustrado da novela.

No livro Memória da Telenovela Brasileira, o especialista Ismael Fernandes define Sassaricando como "divertida e com poucos tropeços". Em pouco tempo, a ação deixou de ser centralizada em Aparício e deu lugar aos casais Fedora (Cristina Pereira) e Leozinho (Diogo Vilela), Camila (Maitê Proença) e Guel (Edson Celulari) e o triângulo amoroso entre Tancinha, Beto (Marcos Frota) e Apolo (Alexandre Frota).

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Ao Jornal do Brasil de 13 de setembro de 1987, Silvio de Abreu disse que a novela foi escrita em cima de fatos da vida real. "Sinto que as pessoas estão sempre voltadas para os jovens, pois são eles que consomem compulsivamente e que são mais convincentes. Percebo que aqueles da idade madura estão esquecidos e é justamente para colocá-los para cima, mostrando que nunca é tarde para se viver, é que escrevo esta novela", disse.

Já ao jornal O Globo de 8 de novembro de 1987, véspera da estreia de Sassaricando, o autor definiu algumas de suas tramas até então: "Se Jogo da Vida era uma fábula sobre o dinheiro, Guerra dos Sexos, uma parábola do poder, e Cambalacho, um retrato da moral atual, Sassaricando é uma ode à possibilidade de ser feliz em qualquer idade e uma valorização da velhice, da maturidade, no sentido da experiência. Acho muito importante falar sobre isso no Brasil, onde jovem é um elogio e velho é pejorativo. Não gosto disso", disse.

O próprio Abreu, no início da novela, previu que a trama poderia ter muitos destaques. "Não posso negar que o protagonista da história é o Paulo Autran. A trama existe em torno de Aparício. Se ele resolver não sassaricar, não tem novela. Mas, daí para a frente, todos os personagens têm uma grande importância. Faço questão de dividir a novela com todos, permitir que eles tenham boas cenas e sempre dividi o sucesso das minhas novelas com a equipe. Quem já trabalhou comigo sabe que isso é verdade", afirmou.

Claudia Raia, mesmo com certos exageros no sotaque italiano, foi o grande destaque da novela ao viver Tancinha, papel que agora será de Mariana Ximenes. Indecisa entre Beto e Apolo, vivia dizendo "me tô divididinha", entre outras pérolas. A atriz fez aula de prosódia para ganhar o jeito de falar e acabou criando diversas expressões marcantes ao longo da trama.

Na revista Visão de 25 de novembro de 1987, a crítica Regina Helena previu que Tancinha seria o destaque da novela. "Claudia Raia é uma prova de que se pode ser bonita e boa atriz. As pessoas devem começar a prestar atenção. Vem de uma sensível interpretação em O Outro e mostrou que vai se impor também em Sassaricando. Um senão: Silvio de Abreu está colocando excesso de caricatura na linguagem de Claudia. Os paulistas descendentes de italianos falam 'me vou embora', mas não 'eu me amo ele' e nem 'ele me é trabalhador'", destacou.

 

Comente esta notícia