facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

31 de Janeiro de 2015, 15h:01 - A | A

POLÍTICA / COMANDO DA ASSEMBLEIA

Taques poderá errar como Silval se não tiver opositores na Assembleia, diz analista

Onofre Ribeiro pontua que uma Mesa Diretora comandada pelo Executivo não trará evolução ao Parlamento no que diz respeito ao interesse público.

MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Às vésperas da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que ocorre neste dia 1 de fevereiro, domingo,  e que até então tem um quadro que aponta a vitória do grupo que apoia o governador Pedro Taques (PDT), na Casa, apresentando o deputado Guilherme Maluf (PSDB) na presidência e Ondanir Bortoloni, o Nininho (PR), na 1ª Secretaria, o jornalista e analista político Onofre Ribeiro, avaliou, em entrevista ao RepórterMT, que a formação da chapa não favorece os interesses do cidadão comum e deixa o governo do Estado suscetível a erros, já que o mesmo não sofreria qualquer interferência do Parlamento.

"Se ele fica subordinado ao Executivo ele não vai produzir leis, vai apenas fazer o que o Executivo mandar . (...) E todo governo precisa ter oposição, porque oposição é o que dá equilíbrio”.

“Me preocupa porque se o poder Executivo tem o domínio da Mesa Diretora, ele tem o domínio do poder Legislativo.(...) E uma coisa muito importante  é que o Poder Legislativo tem dois papéis,  um é produzir leis e outro é fiscalizar o executivo. Ora, se ele fica subordinado ao Executivo ele não vai produzir leis,  vai apenas fazer o que o Executivo mandar porque, do outro lado, ele não vai fiscalizar. E todo governo que a gente sabe, em Mato Grosso e no mundo precisa ter oposição, porque oposição é o que dá equilíbrio”, argumentou.

Na opinião do analista, sem oposição da Mesa, qualquer deputado que se manifeste contrário será ‘sufocado’ na Assembleia.

Para o analista, a situação se assemelha ao governo anterior, que hoje não é tido como bom exemplo.

"Quando o governo domina completamente o Legislativo eu perco a esperança de qualquer ação do Legislativo de melhorar. Não vai melhorar em nada o Legislativo que entrar”.

“A máquina do governo, a estrutura é muito grande. Se não  houver fiscalização há muito risco de erro e um erro puxa o outro. Igual ao do Silval Barbosa (PMDB). Eu acho que o exemplo do Silval  é muito didático, por não ter tido nenhum tipo de oposição e olha o que virou o  governo dele ao ponto dele sair do governo e não poder andar na rua. Então eu acho que é preciso e tem que ter oposição para criticar e para balizar”, analisou.

"Se o Legislativo faz tudo que vem do Palácio, então o que você vai ter? Não tem razão de ter Legislativo custando R$ 400 milhões por ano”.

Em sua avaliação, Onofre pontuou que, ‘revivendo’ o passado, ao eleger uma Mesa Diretora comandada pelo Executivo, a nova legislatura do Parlamento Estadual não terá qualquer evolução no que diz respeito ao interesse público.

“A oposição serve para equilibrar e ela não é contra, ela é equilíbrio. Então quando o governo domina completamente o Legislativo, eu perco a esperança de qualquer ação do  Legislativo de melhorar. Não vai melhorar em nada o Legislativo que entrar”, ressaltou. 

Diante de tal cenário político, o analista chega a  considerar que o Parlamento estaria se tornando um poder inútil. 

“Na verdade,  não existe nenhum governante que seja capaz de ser perfeito e atender  todas as demandas sem errar. Até porque as demandas vêm da sociedade e a sociedade é dinâmica . Se não houver um aperfeiçoamento de ideias no Legislativo,  o Legislativo não tem oposição. Se o Legislativo faz tudo que vem do Palácio,  então o que você vai ter? Você não vai ter governo. Não tem razão de ter Legislativo custando R$ 400 milhões por ano”, criticou.

Comente esta notícia

ENGODO POPULAR 31/01/2015

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

MAURO FIGUEIREDO 31/01/2015

ATÉ QUE ENFIM O ONOFRE PRODUZIU ALGO QUE PERMITA LEITURA ATÉ O FINAL, POIS ATÉ AGORA ALGUNS DOS SEUS COMENTÁRIOS E ARTIGOS QUE LI E OUVI, REPRESENTAVAM APENAS UM "PUXADINHO" DO PEDRO TAQUES. O ONOFRE ENDEUSOU TANTO O GOVERNADOR PEDRO TAQUES QUE O ELEVOU A SANTO E PARECE QUE JÁ ESTA QUERENDO LHE RETIRAR O CITADO TÍTULO. MAS PARABÉNS ONOFRE, ANTES TARDE DO QUE NUNCA,INFELIZMENTE, CONCORDO COM VC NESTE ARTIGO. MAS VAMOS DAR TEMPO AO TEMPO, DE REPENTE AS COISAS PODEM VOLTAR AO RUMO ANTES PROMETIDO.

positivo
0
negativo
0

BIA ABREU 31/01/2015

SERÁ? ELE É DIFERENTE DO SILVAL

positivo
0
negativo
0

Aquino 31/01/2015

ESSE ANALISTA QUER DIZER QUE O SILVAL ERROU? EU ACHO QUE ELE NÃO ENTENDE NADA DE POLÍTICA E NÃO SABE DIFERENCIAR ERRO DE BANDALHEIRA. COMPARAR O TAQUES COM O SILVAL, AI JÁ É DEMAIS.

positivo
0
negativo
0

4 comentários

1 de 1