facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

17 de Setembro de 2014, 11h:24 - A | A

POLÍCIA / PRESÍDIO CENTRAL DO ESTADO

Após descoberta de túnel, agentes vasculham celas e suspendem visitas

Com isso, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, João Batista, afirmou que as visitas aos ‘reeducandos’ estão suspensas, até o fim da tarde desta quarta-feira (17).

JOÃO RIBEIRO
DA REDAÇÃO



Após a localização de um túnel de cerca de 9 metros que interligava quatro celas do raio 4 da Penitenciária Central do Estado (antigo Pascoal Ramos), agentes prisionais do Serviço de Operações Especiais (SOE), realizaram fiscalizações em todas os cubículos do presídio na busca de localizar outras ‘passagens’.

Com isso, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, João Batista, afirmou ao RepórterMT que as visitas aos ‘reeducandos’ estão suspensas, até o fim da tarde desta quarta-feira (17).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com Batista, o túnel daria passagem para o pátio da unidade prisional. Onde cerca dos 100 presos, de alta periculosidade, detidos nas quatro celas, usariam cordas artesanais, feita por lençóis (Maria Tereza) para pularem o muro do presídio. “Os panos foram encontrados no buraco”, explicou.

O túnel foi descoberto na tarde desta terça-feira (16), durante um procedimento de limpeza, realizada na rede de escodo da PCE. Durante a ação, o agente de limpeza encontrou agua barrenta. “O trabalhador informou o caso aos agentes que rapidamente retirou todos os presos do local e na fiscalização, encontrou o túnel. Com isso, os presos foram transferidos das celas”, falou.

João ainda informou que cerca 100 presos devem ficar 30 dias sem visitas dos familiares.

Para apurar quem teria iniciado a escavação o diretor, Roberval Barros, deve abrir um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o caso.  

ATUALIZADA

Durante a fiscalização os agentes encontram 120 aparelhos celulares, além de mais de 500 ‘trouxinhas’ contendo substância análoga a maconha e cocaína.

De acordo com um agente penitenciário que participou da varredura, a maioria dos aparelhos apreendidos são do estilo smartphones, com acesso a internet. Que permite que o criminoso possa atualizar redes sociais, além de manter contato com outras pessoas do lado de fora do presídio, dando ordens para novos crimes. 

VIROU ROTINA

Somente neste ano, quatro tentativas de fuga foram coibidas pelos agentes penitenciários ou pela Polícia Militar.

Em uma delas, ocorrida em abril, policiais militares do 24º BPM, receberam a denúncia de um plano de fuga arquitetados por uma quadrilha. Os PM’s desconfiaram de três carros estacionados em um posto de combustível, no bairro São Mateus, e solicitaram a abordagem. No entanto, os suspeitos não obedeceram, abrigaram fogo contra as guarnições e fugiram.

Em rondas, os policiais conseguiram localizar um Gol de cor prata com dois suspeitos. Os dois abandonaram o carro e fugiram pela mata, porém Jeferson foi preso.

Ao revistar o carro, os PMs encontraram três pistolas, uma espingarda calibre 12, várias munições de escopetas e uma carga explosiva de 20 quilos. Além de várias cordas. Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil deve investigar o crime.

Jeferson foi levado a Central de Flagrantes, onde ainda deve ser interrogado. Na checagem os policias descobriram que ele estava preso na PCE por receptação e foi solto no ultimo dia 10.

Comente esta notícia

AGEPEN 17/09/2014

SOE?? QUEM DECOBRIU ESSE TÚNEL FORAM OS AGENTES CHAMADOS "CONVENCIONAIS". O SOE É UM SETOR QUE SE ESPREMER BEM SAI UMA MEIA DUZIA QUE PRESTA

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1