facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

12 de Fevereiro de 2018, 12h:50 - A | A

PODERES / "INTERESSE POLÍTICO"

Taques critica investigação da Assembleia sobre 'pedaladas'

A Assembleia Legislativa instalou a CPI das Pedaladas e o Ministério Público também vai averiguar a suspeita de que Taques tenha desviado recursos dos Fundos da Educação Básica (Fundeb) e do Transporte (Fethab) para cobrir déficits em outras despesas.

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que as investigações a respeito de supostos desvios de fundos estaduais, praticados no ano passado, têm cunho político, uma vez que as acusações não são de que ele tenha se apropriado indevidamente dos recursos.

“Estão me acusando de desviar para o meu bolso? Não. Estão me acusando de outra coisa. Então, isso é política”, disse o governador.

A Assembleia Legislativa instalou Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), chamada CPI das Pedaladas, e o Ministério Público do Estado (MPE) também vai averiguar a suspeita de que Taques tenha desviado recursos dos Fundos da Educação Básica (Fundeb) e do Transporte e Habitação (Fethab) para cobrir déficits em outras despesas, como folha de pagamento e repasses a poderes.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Estão me acusando de desviar para o meu bolso? Não. Estão me acusando de outra coisa. Então, isso é política”, disse o governador, em entrevista coletiva, no final da semana passada.

“Quem não fez nada no passado, não tem medo do futuro. Não tenho medo da investigação, pois não significa absolutamente, nada. Tomara que tenha para comprovar que não fiz nada errado”, declarou Taques.

Taques nega que tenha utilizado irregularmente os recursos dos dois fundos para cobrir despesas do Governo, as chamadas pedaladas fiscais. A denúncia foi feita no fim do ano passado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), após reclamação de prefeitos de que os recursos do Fundeb ficaram em atraso e foram repassados no último dia útil do ano.

O MPE também decidiu apurar o caso, após a criação da CPI pela Assembleia.

“Quem não fez nada no passado, não tem medo do futuro. Não tenho medo da investigação, pois não significa absolutamente, nada. Tomara que tenha para comprovar que não fiz nada errado”, declarou Taques.

A comissão foi instaurada depois que lideranças de cinco partidos - PSB, PP, PDT, PT e PMDB – acusaram Taques de cometer crime de apropriação indébita por supostamente utilizar recursos do Fundeb e do Fethab para pagar dívidas.

A CPI tem a participação dos deputados Mauro Savi (PSB), como presidente, Adriano Silva (PSB) como vice-presidente, Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), como relator, Allan Kardec (PT) como sub-relator e Guilherme Maluf (PSDB), como membro.

Na primeira reunião da comissão, os deputados solicitaram à Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), à Secretaria de Fazenda e à Casa Civil do Estado informações sobre a produção de soja em tonelada em mato Grosso, área plantada em hectares e a produtividade no Estado de 2015 a 2017 e estimativa de 2018.

Também foram solicitados demonstrativos da apuração do valor destinado ao Fundeb dos anos de 2015/2016 e 2017 e dos valores mensalmente arrecadados do Fethab, referentes aos anos de 2015/2016 e 2017.

A próxima reunião da CPI das Pedaladas está marcada para o dia 20 de fevereiro, às 14h – na sala de comissões da Assembleia Legislativa.

Comente esta notícia

Gilston 13/02/2018

Este Taques foi o primeiro a pedir impeachment da Dilma justa mente por fazer esta mesma pedaladas, tanto que criaram até um nome de CONJUNTURA DA OBRA. TA MORDENDO A PRÓPRIA LÍNGUA ESTA TAQUES. tudo que el fala dos outros, acontece com ele também. kkkkkkk

positivo
0
negativo
0

Carlos Nunes 12/02/2018

Puxa vida! Como diz o ditado: Quem te viu, quem te vê! Quando era Procurador da República do MPF na certa ia investigar minuciosamente OS GRAMPOS e AS PEDALADAS. Pra saber quem espionou advogados, políticos, jornalistas, e um bando de gente que nem sabem que foram espionadas, e pelo visto nunca irão saber...e também se desviaram a verba do FUNDED, FETHAB, que são verbas carimbadas, imexíveis. Agora como Governador, diz que tudo isso é interesse político. Gostava mais do antigo Taques Procurador. Conclusão: na certa o próximo Governador, eleito este ano, assim que assumir, vai fazer uma Auditoria deste Governo, passá-lo a limpo, e tudo que tiver errado vai ser descoberto. Afinal de contas a verdade sempre aparece...e a Justiça tarda mais não falha. Ainda bem.

positivo
0
negativo
0

Teka Almeida 12/02/2018

Huuummm!! Se está criticando e apontando cunho politico é porque está com medo e tem a certeza que fez a coisa errada. Então em nome da justiça e da economia dos cofres assume logo.

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1