facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

02 de Maio de 2019, 11h:17 - A | A

PODERES / CRIME ELEITORAL

Polícia Federal investiga Taborelli por gasto ilegal em campanha

Inquérito policial foi autorizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, referente à campanha de 2016, pela Prefeitura de Várzea Grande.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) autorizou abertura de inquérito policial contra o ex-deputado estadual e coronel aposentado da Polícia Militar Pery Taborelli (PSC), acusado de crime eleitoral durante a campanha de 2016, quando concorreu à Prefeitura de Várzea Grande.  

O inquérito – confirmado pela assessoria do TRE – será feito pela Polícia Federal (PF), com base nas investigações do Ministério Público Eleitoral.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme o órgão de fiscalização, o coronel teria declarado gastos de campanha, no valor de R$ 90 mil, fora do período estabelecido pela legislação, o que configura um tipo de irregularidade insanável no entendimento da Justiça Eleitoral.

À época, a prestação de contas de Taborelli foi analisada pelo juiz da 49ª Zona Eleitoral, João Bosco Soares, que identificou as possíveis irregularidades.

O TRE também informou que o inquérito policial da PF corre em segredo de Justiça.

Outro caso

Em novembro de 2017, o juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execução Penal de Cuiabá, expediu mandado de prisão contra Taborelli, após o militar não comparecer à uma audiência.

Na ação, não é possível saber qual é o teor do processo, no entanto, uma das possibilidades é referente à acusação de abuso de autoridade em uma apreensão ilegal de menores.

Inclusive, o coronel já foi condenado nesse processo a 4 anos e 2 meses prisão, no entanto, recorreu da sentença que foi reformada para 2 anos e quatro meses e multa de R$ 30 mil.

Leia mais

Juiz manda prender ex-deputado estadual Pery Taborelli

Comente esta notícia