facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

21 de Novembro de 2017, 07h:00 - A | A

PODERES / SEGUNDA VOTAÇÃO

PEC do Teto permitirá reajuste em salários dos servidores

Devido a um substitutivo integral ao texto original da PEC do Teto de Gastos, uma terceira votação deverá ser feita pelos deputados após 15 dias.

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos deverá receber a segunda votação nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa. O texto, que recebeu mudanças, permite o reajuste de salários de categorias de servidores, como da Saúde, da Segurança e do Departamento de Trânsito (Detran).

“Vamos conseguir aprovar lá pelo dia 7 de dezembro. Se tudo correr bem”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho.

No entanto, devido ao substitutivo integral, outra votação deverá ser feita pelos deputados após 15 dias. Esse protelamento fez com que o Governo do Estado pedisse a prorrogação do prazo para adesão ao refinanciamento da dívida com a União, que termina no dia 30 de novembro.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O Executivo estadual ainda aguarda uma resposta do Governo Federal, que estuda os prazos para cada Estado. A expectativa do Governo de Mato Grosso é de que a União permita que a adesão seja feita até 10 de dezembro.

“Vamos conseguir aprovar lá pelo dia 7 de dezembro. Se tudo correr bem”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), em entrevista para a Rádio Capital, na semana passada.

O texto substitutivo também traz alterações em relação ao percentual do excesso de arrecadação para a Defensoria Pública, que será de 2%. Além disso, permite a realização de concursos, caso haja melhora na arrecadação, o que não estava previsto no texto original.

A PEC terá validade de cinco anos e congela os gastos dos poderes, que só poderão reajustar os orçamentos em valores referentes ao ano de 2016, com índice inflacionário do período.

O Governo espera que o refinanciamento da dívida com a União promova economia de R$ 1,3 bilhão pelos próximos dois anos.

A primeira votação ocorreu no dia 24 de outubro e o Teto de Gastos foi aprovado pelos deputados estaduais por 16 votos a 4.

Comente esta notícia