facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

27 de Março de 2019, 09h:01 - A | A

PODERES / PERDEU O FORO

MPE pede para que Maluf seja julgado em primeira instância

Ex-deputado e conselheiro do TCE é acusado de desvio milionário na Secretaria de Educação do Estado.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



Parecer do procurador do Ministério Público Estadual (MPE), Domingos Sávio de Barros Arruda opina para que o ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Maluf seja julgado em primeira instância, em relação à ação penal que ele responde, oriunda da Operação Rêmora, deflagrada em 2016. 

O caso de Maluf foi remetido direto para segunda instância, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por conta de seu foro privilegiado, devido ao cargo de deputado estadual. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Guilherme Antonio Maluf não ocupa mais o referido cargo eletivo, conclui-se que houve a perda do foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, razão pela qual o presente fato deve ser encaminhado ao juízo de Primeira Instância”, reforçou o procurador.

Mas no entendimento do MPE, Maluf perdeu esse foro quando assumiu o cargo de conselheiro do TCE, no início deste mês. Sendo assim, o procurador Domingos Sávio entende que o TJMT não tem mais competência para julgá-lo. 

“Considerando, contudo, que os fatos delituosos objeto da presente ação penal foram perpetrados durante o mandato de deputado estadual e que o denunciado Guilherme Antonio Maluf não ocupa mais o referido cargo eletivo, conclui-se que houve a perda do foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, razão pela qual o presente fato deve ser encaminhado ao juízo de Primeira Instância”, reforçou o procurador. 

Domingos Sávio é coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) – braço do MPE responsável por ações contra investigados que detenham foro especial por prerrogativa de função. 

A denúncia 

Maluf é réu no TJMT desde 14 de fevereiro. Na oportunidade, a turma de desembargadores da Corte aceitou por unanimidade a denúncia do MPE de que Maluf seria um dos principais líderes de um esquema de desvios de recursos na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

As investigações detalham que Maluf teria recebido R$ 40 mil do esquema montado com as empreiteiras, que envolveria contratos de licitações para construção e reformas de escolas que somavam R$ 56 milhões. 

O MPE afirma que parte do recurso retornou para o grupo e teria sido usado para pagar gastos do empresário Allan Malouf durante a campanha do então candidato a governador Pedro Taques (PSDB). 

Leia mais 

Maluf vira réu por desvio de dinheiro, mas se livra de ser afastado 

MP acusa recebimento de propina e pede afastamento de Maluf do mandato

Ex-secretário diz que Taques integrou esquema para quitar dívidas de campanha

 

Comente esta notícia