18.06.2019 | 08h23


CAMILA ROSSI

O sonho de ser empresário

Toda organização possui um intenso fluxo de caixa, que precisa ser organizado com sabedoria para conseguir manter a empresa.

Possuir um negócio próprio tem sido o grande sonho de uma parcela significativa da população brasileira.  Diversos motivos justificam este interesse pela atividade empresarial. Os mais frequentes são: desejo de liberdade, vontade de ganhar mais dinheiro, necessidade de realização profissional, falta de oportunidade de trabalho entre outros.

Apesar do interesse pela atividade empresarial, as estatísticas mostram um quadro pouco otimista: aproximadamente 50% das pequenas empresas fecham suas portas em até dois anos após sua fundação. Um dos principais motivos, aliás, para as pequenas empresas fecharem é justamente a falta de controle financeiro, um problema cultural do brasileiro. Boa parte da população não possui o hábito de anotar gastos, pesquisar preços e desenvolver um controle maior de suas finanças.

Toda organização possui um intenso fluxo de caixa, que precisa ser organizado com sabedoria para conseguir manter a empresa trabalhando com sucesso.

Então, para conquistar o sucesso nos dias atuais, o empresário precisa, entretanto, atender a alguns requisitos: vocação para a atividade empresarial, liderança, criatividade, tolerância ao risco e capacidade administrativa, habilidade para organizar, planejar, controlar e dirigir o seu próprio negócio.

Um empresário tem que ter um planejamento assertivo para reduzir a incerteza e não fracassar. Com um adequado planejamento, o empresário pode evitar decisões com erros previsíveis. Sem planejamento, muitos negócios já nascerão fadados ao fracasso. Então, improviso e o empirismo não têm mais lugar nos dias de hoje. Por menor que seja o negócio, as funções gerenciais básicas de planejamento, organização e controle precisarão ser exercidas. É uma situação bem diferente daquela enfrentada pelos empreendedores pioneiros, quando a simples iniciativa de abrir um negócio já lhes garantia clientes e lucros.  Nos dias atuais ser empresário exige uma boa dose de coragem, trabalho e um controle apurado das suas receitas, despesas e lucros.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:
15.07.19 08h31 »  Coração rompido
15.07.19 08h28 »  Geração mais gerações
15.07.19 08h27 »  O conluio do terrorista americano
15.07.19 08h21 »  O mundo oculto das relações
14.07.19 07h55 »  Estado Laico
14.07.19 07h55 »  O grande poder das emendas
14.07.19 07h55 »  Recordar é Viver
14.07.19 07h55 »  Derrubada de veto
13.07.19 07h55 »  Cirurgia plástica
13.07.19 07h55 »  Masculinidade tóxica

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER