LUIZ VICENTE DORILEO
A essência do feedback ou devolutiva é uma ferramenta para incentivar, corrigir e melhorar o desempenho do colaborador. É o ato de você comunicar pontos específicos do trabalho de uma pessoa, tanto positivo quanto negativo, com o objetivo de ajudá-la. Porém, muitos líderes a utilizam apenas com uma ferramenta de correção.
Muitos autores atualmente defendem que é importante é não apenas avaliar o que já foi feito, como também ajudar a montar um plano de ação para que haja a melhoria contínua. Surgiu então um novo termo o Feedforward que é o "olhar para a frente", é buscar otimizar os potenciais de cada profissional e, dessa forma, monitorar o processo de desenvolvimento para o futuro.
Podemos mudar o futuro, não o passado. E "pensar" o futuro é construir um caminho de soluções.
ndependente de qual termo utilizar segue 8 (oito) dicas para utilizar de maneira produtiva essas ferramentas:
1) Dê feedback continuamente de maneira positiva e construtiva. Lembre-se da regra do 3 (três) para 1 (hum). Ambientes positivos têm em média três elogios ou comentários positivos para uma crítica ou comentário negativo. Na maioria das vezes só damos feedback negativo. Sempre é para apontar erro, defeito e criticar. O feedback negativo só funciona se você tiver o hábito de dar feedback positivo frequentemente. Mesmo que seja um assunto negativo, como por exemplo falar de uma meta não atingida ou de chegar atrasado em reuniões, a conotação da conversa de feedback deve ser positiva. A postura do líder deve ser a de “estou aqui, para trabalharmos por melhores resultados”.
2) Seja rápido. Se você vai chamar a atenção do colaborador para algum assunto específico, você não pode esperar semanas ou meses para falar, pois aí o ocorrido já nem terá mais importância. E ser rápido não significa interromper a pessoa no exato momento em que ela esteja fazendo algo que não agrada, porque isso cria imediatamente um ambiente negativo; Evitar fazer na frente do cliente, mas, nunca deixar passar.
3) Seja regular. A reunião de feedback não pode acontecer uma vez por ano. Crie essa rotina de feedback e as pessoas passarão a entender como algo não apenas normal, mas necessário para o próprio desenvolvimento delas. A maior parte das pessoas não tem ideia de como estão indo profissionalmente.
4) Direcione o foco. Fale de uma situação, uma atividade ou um resultado que foi muito bom ou que não foi muito bom. O foco não é a pessoa. Por exemplo, você não deve dizer a um vendedor: “você não está vendendo bem”. Melhor você dizer: “os seus resultados não estão de acordo com o que a empresa espera ou com os objetivos que traçamos”.
5) Seja específico e exija que o outro também o seja. Diga exatamente o que você espera do colaborador e peça que ele também seja específico ao expor as dúvidas, as dificuldades e o plano de ação para melhoria. Concentre-se nos procedimentos específico que precisam de melhoria.
6) Seja Imparcial. Não dê feedback quando tiver irritado.
7) Feedback positivos como um elogio, pode ser feito publicamente. A pessoa se sente valorizada. Já os de feedbacks negativos de coisas a melhorar, sempre deve ser individualmente e em particular. Um comentário certo, por mais produtivo que seja, feito em um lugar errado destrói a energia do grupo todo e é muito difícil de recuperar depois.
8) Uma excelente forma de você terminar a conversa de feedback é pedir feedback do seu feedback. Peça ainda uma sugestão para que o encontro de vocês seja melhorado. Isso demonstra humildade e dá o exemplo de que conversas francas e abertas são necessárias para o desenvolvimento de qualquer profissional, inclusive do líder.
Luiz Vicente Dorileo da Silva, o “SHIPU”, é palestrante, consultorformado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. [email protected]