facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

23 de Abril de 2012, 14h:44 - A | A

OPINIÃO / REINALDO DO CARMO DE SOUZA

A qualidade de vida no Trabalho

REINALDO DO CARMO DE SOUZA



Além do desafio de proverem iguais oportunidades de emprego, os Departamentos de Recursos Humanos, também procuram melhorar a qualidade de vida no trabalho. Os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho, procuram tomar os cargos, mais produtivos e satisfatórios. Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título “qualidade de vida no trabalho”, a maioria dos métodos acarreta a reformulação de cargos, com a participação dos trabalhadores afetados.

A quantidade de vida no trabalho é afetada por muitos fatores: supervisão, condições de trabalho, pagamento, benefícios e projeto do cargo. Porém, é a natureza do cargo que envolve mais intimamente o trabalhador. Para maioria das pessoas, uma vida de trabalho significa um cargo interessante, desafiador e compensador. Admitidamente, nem toda a insatisfação do emprego pode ser resolvida pela reformulação de cargos. A tecnologia, economia de produção e até a traição podem bloquear a mudança.

Quando os cargos precisam ser reformulados, muitas vezes as mudanças são feitas por gerentes operativos sem o envolvimento direto do Departamento de Recursos Humanos. Outros gerentes, porém, buscam a assistência de departamento, porque este pode ajudar a combinar as necessidades humanas com as do cargo. De qualquer maneira, os especialistas de pessoal precisam estar informados a respeito de como melhorar a qualidade de vida no trabalho por meio de reformulação de cargo.

O conhecimento do projeto do cargo também é importante para que os Departamentos de Recursos Humanos possam responder antecipadamente os desafios organizacionais, ambientais e comportamentais encontrados mudanças em quaisquer destes fatores podem afetar a qualidade de vida no trabalho. Se o impacto destas mudanças puder ser previsto, os Departamentos de Recursos Humanos estarão mais aptos a responder. Consideremos como o conhecimento do projeto de cargo permitiu a um gerente de Recursos Humanos ser pró-ativo.

Talvez a necessidade mais importante para compreender como o projeto de cargo afeta a qualidade de vida no trabalho, seja este ponto óbvio: os cargos são o elo entre as pessoas e a organização. As vagas de cargos são a razão pela qual as organizações de pessoas.

* Reinaldo do Carmo de Souza é professor na Universidade de Cuiabá – UNIC.
 

A redação do RepórterMT não se responsabiliza pelos artigos e conceitos assinados, aos quais representam a opinião pessoal do autor.

 

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia