facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

02 de Setembro de 2014, 19h:58 - A | A

OBRAS DA COPA / PODE DESABAR

TCE manda Secopa fazer escoramento imediato de viaduto da Sefaz

O Tribunal também pede a contratação, em 15 dias, de uma empresa especializada independente para apresentar laudo de segurança

DA REDAÇÃO



O Tribunal de Contas do Estado (TCE) homologou nesta terça-feira (2) medida cautelar contra a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) para que providencie o imediato escoramento da estrutura do viaduto da Sefaz, que está sob risco de desabamento.

De acordo com levantamento feito pelo Tribunal, a obra inaugurada em fevereiro deste ano apresenta falhas graves em sua estrutura. O conserto exigirá acréscimo de concreto e aço em blocos de fundações e reparos (reforço) na armadura longitudinal, com uso de fibra de carbono e cordoalhas protendidas.  

Os ajustes devem demorar cerca de 120 dias e, enquanto isso, a obra permanecerá interditada. A medida cautelar foi expedida pelo conselheiro Antônio Joaquim, que também deu prazo de 48 horas para o titular da Secopa, Maurício Guimarães, apresente informações sobre a obra e também sobre a Trincheira do Santa Rosa. O descumprimento da decisão gera multa diária de R$ 59 mil.

O TCE também determinou a contratação, em 15 dias, de uma empresa especializada independente para apresentar laudo de segurança sobre todas as obras de viaduto, trincheira e do Aeroporto Marechal Rondon. Todas estão com graves problemas estruturais.  Parte do teto do aeroporto chegou a desabar na noite desta segunda-feira (1), após forte temporal.

Os laudos têm que ser entregues ao TCE em 60 dias (Sefaz e Santa Rosa, em 30 dias).  "O governo tem que entender a gravidade das situação. É preciso dar tranquilidade às pessoas, que não podem conviver com informações sobre o risco de desabamento de obras", afirmou o conselheiro Antônio Joaquim.

Desde 2011 o TCE vem alertando o Governo Estadual sobre deficiência em planejamento e precariedade na fiscalização de suas obras. A medida cautelar homologada determina ainda à Secopa a conclusão das obras da Avenida 8 de Abril, de alça do viaduto da UFMT e das obras da Trincheira Trabalhadores- Jurumirim e a aplicação de multas às empresas por atraso nas obras da Copa.

 

Comente esta notícia