facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

22 de Agosto de 2012, 14h:38 - A | A

NACIONAL / RENEGOCIAÇÃO

BB renegocia dívidas com produtores rurais

Produtores poderão recalcular seus débitos e alongar prazo de pagamento.

A GAZETA



Produtores rurais que estão inadimplentes com o Banco do Brasil desde 30 de junho do ano passado podem procurar a instituição financeira até o dia 30 de setembro para renegociar pendências. Além do recálculo dos débitos, os agricultores com dívidas vencidas poderão alongar o prazo de pagamento para até 10 anos e reduzir os encargos financeiros. Para aqueles que optarem pela quitação total do débito, o banco concederá descontos. Superintendência regional do BB em Mato Grosso não informou o número de produtores devedores e o valor da dívida, mas segundo o gerente geral de Reestruturação de Ativos (Gerat) da superintendência estadual, João Batista de Queiroz, a inadimplência reduziu a partir de 2004 e hoje se mantém na média de 2,8%.


Com a melhora da renda no campo, especialmente após as duas últimas safras, muitos produtores conseguiram quitar seus débitos, analisa o produtor Silvésio de Oliveira. “Nos últimos anos o nível de endividamento foi pequeno. Então essa prorrogação da dívida deve ter pouca adesão”. Gerente do BB
afirma que o juro cobrado na renegociação dos débitos não ultrapassa a taxa de 1% ao mês, acrescido de TR. “Na definição do juro é avaliado o que o produtor estava pagando antes da renegociação”. Acrescenta que o alongamento da dívida até o limite máximo de 10 anos é garantido àqueles que garantirem entrada correspondente a 10% do valor total da dívida. 

Para a analista de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Karine Gomes Machado, os produtores devem aproveitar a oportunidade e tentar liquidar os débitos à vista, para garantir condições ainda melhores. “Isso irá permitir que eles se organizem futuramente”. Queiroz alerta os produtores para que fiquem atentos ao prazo de renegociação e procurem o banco com antecedência, já que as operações dependem de análise individual para ser aprovada. Interessados podem procurar as gerências regionais localizadas em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis, pelos respectivos telefones (65) 3316-6800, (66) 3511-0100 (66) 3439-4800. 

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia