facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

30 de Maio de 2016, 14h:00 - A | A

JUDICIÁRIO / GESTÃO RIVA

Juíza interroga Barreto nesta segunda sobre desvios na Assembleia de MT

Juíza Selma Rosane, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, conduz o processo.

DA REDAÇÃO



A juíza Selma Rosana de Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, deve interrogar na tarde desta segunda-feira (30), o ex-deputado estadual Jota Hermínio Barreto (PR), o J. Barreto, no processo em que ele responde, junto com o ex-deputado José Riva (sem partido), pela participação em um esquema de desvio de dinheiro público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Tanto J.Barreto, que é de Rondonópolis, quanto Riva, de acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), cometeram crimes de peculato, associação criminosa, destruição de documento público, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. 

Outro parlamentar que a juíza também já sinalizou que será interrogado é o peemedebista Emanuel Pinheiro, mas este na condição de testemunha dos réus. Como tem foro privilegiado, Pinheiro poderá escolher o dia, horário e local em que poderá ser ouvido. A juíza solicitou que o oficial de justiça proponha duas datas ao deputado, nesta segunda e no dia 3 de junho, próxima sexta-feira.

Segundo a denúncia do MPE, os crimes foram praticados entre os anos de 1996 e 2003, quando J. Barreto, Riva e também os então deputados Silval Barbosa (PMDB) e Humberto Bosaipo (PP) assinavam documentos que teriam ‘mascarado’ o esquema.

De acordo com o MPE, ocorreu lavagem de dinheiro público, através da contratação de serviços pela AL, a partir de licitações fraudadas, beneficiando empresários e também parlamentares.

Comente esta notícia