09.05.2019 | 08h00


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Terapeuta:Quem faz o parceiro de muleta sofre de solidão

A psicoterapeuta Adriana Bender explica a diferença entre se sentir só e estar só; "Quem condiciona a felicidade a presença do outro sofre de solidão", diz


DA REDAÇÃO

A psicanalista e terapeuta em desenvolvimento humano, Adriana Bander, alerta sobre a diferença entre solidão e solitude. "A solidão é quando você se sente deixado de lado, uma percepção, quando eu coloco na presença do outro uma condição para eu me sentir feliz e aceito", pontua. Ela acrescenta que pode ser um importante momento de aprendizado.

A terapeuta chama atenção para a importância de se reconectar, percebendo quando há fuga de si mesmo, inserindo no cotidiano atitudes como sair sem parar, entrar numa relação atrás da outra: "Temos muita dificuldade de aprender com nosso sofrimento". 

Já a solitude, explica Adriana, é a capacidade de estar consigo, se sentindo bem sozinha. "A pessoa que tem solitude entra inteira na relação, não espera que o outro a complete e não quer completar ninguém.  O quê não quer dizer que não existem momentos de solidão na vida de quem tem solitude, mas use esse momento de sofrimento para atingir a solitude. Precisa caminhar e não ficar preso no sofrimento".

Na entrevista, ela falou sobre as ferramentas para alcançar a plenitude, como o autoconhecimento. "Observe as relações, olhe com verdade para as relações, o que estou buscando no outro, estou sendo sugado pelo outro? Antes só, sendo verdadeiro, comigo do que mal acompanhado. Perceba se o seu parceiro se relaciona bem com ele mesmo em primeiro lugar".

Confira a entrevista na íntegra: 











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Marcello. D’Andretta   13.12.18 22h03
Adorei ! Show de entrevista ! Ótimo para refletir,! 👏👏👏👏👏

Responder

0
0

Enquete

R$ 65 MILHÕES

Você é a favor ou contra o corte de Bolsonaro no orçamento da UFMT e IFMT?

Sim, só produzem baderna

Não, vai piorar o nível dos cursos

Sim, a maior parte do gasto é com altos salários de servidores

Não, deveria aumentar os investimentos

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER