facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

16 de Dezembro de 2018, 09h:35 - A | A

GERAL / PREFEITURA INVESTIGA

Vídeo denuncia refeições com larvas no Pronto-Socorro de Cuiabá; Veja

O Município afirma que apura a veracidade do vídeo e, se de fato for constatado a falha, medidas cabíveis serão tomadas.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



A Prefeitura de Cuiabá investiga um vídeo que circula nas redes sociais em que funcionários do Pronto-Socorro mostram que a comida servida no período noturno está cheia de larvas na salada. O caso repercutiu na Internet na última quarta-feira (12).

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde destacou que checa a veracidade do vídeo para confirmar se o episódio ocorreu mesmo na unidade.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público se manifestar sobre um vídeo que está sendo veiculado nas mídias sociais, o qual supostamente teria sido gravado no Pronto-Socorro Municipal. Nas imagens aparecem larvas na salada que teria sido servida para os funcionários na noite de 12/12/2018”, diz trecho da nota.

No entanto, a veracidade do vídeo foi confirmada ao pela ex-presidente do Sindicato do Médicos de Mato Grosso (Sindmed-MT), Eliana Siqueira. Ela disse que o vídeo foi postado por um funcionário do hospital que prefere não se indentificar por medo de represálias ou demissões.

Os funcionários também disseram a ela que a comida fornecida no pronto socorro é "muito ruim" e que muitos, quando podem, preferem trazer a refeição de casa. 

Segundo o secretário Adjunto de Planejamento e Operações, Milton Correa da Costa Neto, uma equipe da Prefeitura faz a apuração minuciosa do fato.

De acordo com o secretário, se confirmado o problema, "a empresa terceirizada que fornece a alimentação será notificada".

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) também se manifestou diante do ocorrido. 

Embora duvide da veracidade do vídeo, enfatizou que a prefeitura “vai investigar a fundo o que aconteceu e se de fato for constatado o erro, as medidas cabíveis serão tomadas”.

Outro lado

A empresa Andolini Refeições, vem através dessa nota manifestar de forma respeitosa, sobre o vídeo exibido nas redes sociais, apresentando perigo biológico não identificado em uma das marmitas dos servidores do HPSMC – Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Após conhecimento do fato, a empresa imediatamente tomou as providências exigidas pelo setor do Hospital o SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, informamos ainda que seguimos todos os padrões de qualidades, apresentando rigorosamente o controle nos insumos adquiridos de acordo com o Manual de Boas Práticas preconizado pela ANVISA, vale ressaltar que os produtos alimentícios são adquiridos de origem segura, além de que sua produção é diária numa frequência de 3 vezes por dia, justamente para que o alimento esteja próprio para consumo. E mais possuímos profissionais capacitados para acompanhar todas as atividades diárias desde o transporte ao fornecimento da alimentação.

 

Diante disso, a empresa ANDOLINI afirma que, continuará prestando serviço de alimentação com todos os requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária e pelo HPSMC, atendendo no controle de qualidade para a satisfação de todos os nossos comensais.

Veja o vídeo

Confira a nota na íntegra:

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público se manifestar sobre um vídeo que está sendo veiculado nas mídias sociais, o qual supostamente teria sido gravado no Pronto Socorro Municipal. Nas imagens aparecem larvas na salada que teria sido servida para os funcionários na noite de 12/12/2018.

A denúncia chegou ao secretário Adjunto de Planejamento e Operações, Milton Correa da Costa Neto, que imediatamente se prontificou a verificar o ocorrido, fazendo uma apuração minuciosa do fato. Segundo ele, caso seja comprovada a irregularidade, a empresa terceirizada que fornece a alimentação será notificada. O secretário ressalta que esta é a primeira vez que recebem denúncias em relação à comida fornecida na unidade hospitalar, por isso é de extrema importância que o caso seja averiguado com eficácia.

O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta esta situação e reitera a fala do secretário Milton. “Acredito na lisura da empresa que foi contratada, por meio de licitação, para servir a alimentação no Pronto Socorro. Mesmo desconfiando da veracidade desse vídeo, vamos investigar a fundo o que aconteceu e se de fato for constatado o erro, as medidas cabíveis serão tomadas”, comentou Pinheiro.

Leia mais 

MP investiga distribuição de comida azeda e falta de remédio em presídio

Comente esta notícia