facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

15 de Outubro de 2014, 08h:14 - A | A

GERAL / CLIMA DE DESERTO

Temperatura segue elevada com ar seco em MT; calor é extremo em Cuiabá

A temperatura se mantem estável, sem variações de máxima, a mínima, deve permanecer entre 25ºC e 27ºC

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



As altas temperaturas e o clima seco devem permanecer em Mato Grosso e em Cuiabá pelo menos até a sexta-feira (17). De acordo com dados do 9º Departamento de Meteorologia do Estado, a temperatura deve permanecer na casa dos 40ºc, mas a sensação térmica vai passar dos 45ºc.

O calor típico da Capital tem se tornado cada vez mais extremo nas últimas semanas e já incomoda até o cuiabano mais acostumado. Para completar, a cidade está registrando constantes quedas de energia em alguns pontos, devido ao alto consumo de energia elétrica. 

A população deve se manter alerta quanto ao alto índice de incidência de raios ultravioleta, que deve permanecer em 12%, considerado extremo pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE. Importante se proteger com filtro solar fator 40 e beber muita água. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A baixa umidade relativa do ar deve se manter em 20%, considerado pela OMS perigosa para a saúde. A sensação de clima seco pode aumentar no período da tarde, quando a temperatura também estará mais elevada.

Uma forte massa de ar quente que cobre Mato Grosso provocas temperaturas elevadas ao extremo e causa muito desconforto para as pessoas. A média, que já é das mais elevadas em Cuiabá, se comparado com outras capitais do país, tende a ficar cada vez maior no decorrer da semana, com mínimas na casa dos 30ºc. 

CUIDADOS COM O TEMPO SECO

- Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. 

- Use um umidificador em casa e no trabalho. Se não tiver o aparelho, molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.

- Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial

- Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.

- Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.

- Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16.

- Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.

Comente esta notícia