facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

18 de Março de 2019, 09h:13 - A | A

GERAL / SEM RESPIRADOR

Paciente com pneumonia morre na Policlínica do Verdão

O equipamento teria sido quebrado por um bêbado, o mesmo foi substituído por um reserva, mas ele também falhou. O socorro foi feito de forma manual, mas a mulher não resistiu.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



A direção da Policlínica do Bairro Verdão em Cuiabá é acusada de negligência pela falta de um aparelho respirador, que teria resultado na morte de uma paciente (não identificada) com quadro grave pneumonia, na noite de domingo (17). A Prefeitura de Cuiabá nega omissão no caso.

Conforme apurou o , no sábado (18), um homem bêbado quebrou o aparelho respirador da unidade. A coordenação da policlínica chamou a empresa responsável pela manutenção do aparelho, mas ele não foi consertado em tempo hábil e a coordenação decidiu colocar um aparelho reserva.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Nesse meio tempo, a mulher com pneumonia teve piora e precisou do respirador. Mas quando a equipe médica foi usá-lo na paciente, o aparelho reserva também parou de funcionar.

Diante da urgência, a mulher foi entubada e os técnicos de enfermagem tiveram que fazer a respiração de forma manual, até que a mulher fosse transferida para uma unidade mais apropriada.

O respirador foi consertado novamente e a mulher pôde utilizar o aparelho. No entanto, o estado de saúde dela não parou de se agravar. A paciente não resistiu e morreu.

Outro lado

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá reforçou que em momento algum a paciente ficou desassistida, e que a morte foi provocada pelo agravamento do estado de saúde, “mesmo com todos os esforços dos médicos para salvá-la”.

Confira o texto na íntegra:

Em relação ao óbito ocorrido na Policlínica do Verdão na noite deste domingo (17), a Secretaria Municipal de Saúde informa:

- A paciente chegou em estado grave na unidade e recebeu todo o tratamento necessário. Em momento algum a paciente ficou desassistida, mas, infelizmente devido ao agravamento de seu estado de saúde, mesmo com todos os esforços dos médicos para salvá-la, ela veio a óbito.

- A Policlínica do Verdão possui 2 aparelhos respiradores. Na tarde de sábado (16), uma pessoa que estava alcoolizada derrubou uma bala de oxigênio em cima de um dos aparelhos, que apresentou um defeito. O outro respirador foi testado e estava funcionando normalmente;

- Assim que soube do defeito do respirador, o coordenador da Policlínica entrou em contato com a empresa terceirizada responsável pela manutenção destes aparelhos para realizar o conserto.

- Neste domingo o outro aparelho apresentou defeito. Novamente a coordenação entrou em contato com a terceirizada para ir resolver o problema urgentemente. Desta vez o coordenador foi atendido e os técnicos foram fazer a manutenção dos aparelhos;

- A paciente que se encontrava no box de emergência e necessitava do respirador teve o procedimento realizado de forma manual enquanto aguardava a ambulância para realizar sua transferência para outra unidade de saúde, que já havia sido providenciada. A respiração de forma manual é uma ação que os técnicos de enfermagem são treinados para realizar em caso de necessidade;

- Neste meio tempo um dos aparelhos foi consertado e a paciente foi colocada no respirador mecânico. O outro aparelho precisou ser levado para ser consertado na própria empresa;

- O médico da Policlínica do Verdão que estava atendendo a paciente, em uma decisão conjunta com os médicos da ambulância avançada resolveu não transferir a paciente, uma vez que ela já estava com o respirador mecânico e o tratamento que receberia na outra unidade seria o mesmo que ela estava recebendo no momento.

Leia mais

Homem morre em policlínica por falta de ambulância para obesos

Comente esta notícia