24.06.2019 | 08h30


ESTADO EM CHAMAS

Mato Grosso lidera ranking com maior número de queimadas no país

O Estado registrou 5.352 focos de calor, um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado.


DA REDAÇÃO

Imagens de satélite registradas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que Mato Grosso registrou, apenas nos seis primeiros meses deste ano, 5.352 focos de calor. Com isso, o Estado se tornou “líder isolado” no ranking com maior número de queimadas do país, um de 55% em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou 3.444 casos.

Só para se ter ideia, Mato Grosso registrou 752 focos de incêndio a mais que o segundo colocado. Em Roraima, o satélite do Inpe captou 4.600 focos de calor.

Só para se ter ideia, Mato Grosso registrou 752 focos de incêndio a mais que o segundo colocado. Em Roraima, o satélite do Inpe captou 4.600 focos de calor.

Segundo o Corpo de Bombeiros, entre janeiro e junho deste ano, os militares foram acionados 405 vezes para combater incêndios florestais em várias regiões.

Entre os 10 municípios com maior número de registros de queimadas no país, Mato Grosso aparece na lista com quatro cidades: Nova Maringá em sexto lugar; Nova Ubiratã, Feliz Natal e Tangará da Serra em oitavo, nono e décimo lugar, respectivamente; o primeiro lugar é do município de Caracaraí no estado de Roraima.

Neste mês de junho, entre as datas de 1º a 18, segundo o Inpe, Tangará da Serra ficou em segundo lugar entre todos os municípios do país com o maior número de queimadas, perdendo apenas para a cidade de Corumbá, em Mato grosso do Sul.

Neste mês de junho, entre as datas de 01 a 18, segundo o Inpe, Tangará da Serra ficou em segundo lugar entre todos os municípios do país com o maior número de queimadas, perdendo apenas para a cidade de Corumbá, em Mato grosso do Sul.

Efeitos das queimadas

O fogo utilizado para o desmatamento de florestas é responsável por grande parte da poluição do nosso ecossistema, causando prejuízos à saúde da população, além de acidentes de trânsito e aviação, devido à má visibilidade que as nuvens de fumaça causam. As queimadas estão associadas até mesmo à mudança de clima do planeta, já que altera a composição química da atmosfera.

Queimadas são responsáveis pela destruição da fauna e da flora de uma região, uma vez que depois de queimado o solo fica empobrecido de nutrientes e perde parte da sua capacidade de absorver água, deixando a terra improdutiva, morta.

Os animais silvestres de uma área incendiada muitas vezes morrem queimados, asfixiados ou são obrigados a fugir para as cidades, meios urbanos, como vias de trânsito, onde são atropelados ou ainda procurarem abrigo em casas, motivo pelo qual muitas vezes aparecem rondando ruas movimentadas ou aparecem de surpresa escondidos em algum canto de nossas casas. 

Multa

Utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 1 mil (pastagem e agricultura) a R$ 75 mil por hectare (em área de preservação permanente – APP).

Além de denunciar queimadas rurais pelo 0800 647 7363, a população também pode registrar as ocorrências no Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Galeria de Fotos:
Credito:
Credito:
Credito:










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER