facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

05 de Fevereiro de 2016, 15h:26 - A | A

GERAL / ABRIGO BOM JESUS

Internada há 17 anos, idosa com problemas mentais, morre afogada em fossa

De acordo com funcionários do local, a idosa ficara perambulando pelo terreno e era agressiva; segundo ele, não havia condições de tratamento para ela no local

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



A idosa Maria Ribeiro dos Santos, 73, morreu nesta quinta-feira (04) afogada em uma fossa destampada nos fundos da cozinha do Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá. De acordo com funcionários do local, a mulher tinha problemas mentais e não tinha mais condições de ser atendida pela fundação pois tinha temperamento agressivo e  ficava perambulando pelo terreno do abrigo, que é grande e íngreme.

O obteve a informação de que há anos a unidade pediu ao Ministério Público Estadual (MPE) que viabilizasse a transferência de Maria Ribeiro para o hospital psiquiátrico Adalto Botelho, onde ela já passou por tratamento há muitos anos antes de ir morar no abrigo, em 1999.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em resposta ao , a assessoria de imprensa do MPE disse que já tem duas ações civis nas quais cobra das autoridades medidas urgentes para sanar o problema da superlotação na unidade psiquiátrica, que é a única que atende pelo sistema público. Segundo o MPE, o hospital Adalto Botelho não tem condições sequer de atender os atuais pacientes, pior seria conseguir a abertura de vagas para novos pacientes.

Em contato com a diretoria do Abrigo Bom Jesus para saber por que a fossa estava descoberta, a reportagem não foi atendida em nenhum dos vários telefonemas. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).   

Durante os 17 anos em que viveu no asilo, Maria Ribeiro nunca recebeu visita de nenhum familiar ou amigo. Ela seria natural de Poconé e teria vivido durante muito tempo nas ruas de Cuiabá, antes de ser internada na unidade psiquiátrica e depois encaminhada para o abrigo que atende quase 100 idosos. 

 

Comente esta notícia