facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

24 de Janeiro de 2019, 07h:45 - A | A

GERAL / CARAVANA DE TAQUES

CRM vai investigar erros médicos em cirurgias de catarata

O Conselho Regional de Medicina orienta que pacientes que passaram por algum tipo de procedimento irregular que denuncie o caso; Sindicância é sigilosa.

DA REDAÇÃO



O Conselho Regional de Medicina (CRM) instaurou sindicâncias para investigar possíveis ilícitos éticos cometidos durante a Caravana da Transformação, o programa social símbolo do ex-governador Pedro Taques, que ofertava cirurgias oftalmológicas gratuitas a pessoas carentes.

O CRM orienta os pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico, e que pretendem ter sua situação avaliada, a procurar a sede do conselho, no Centro Político e Administrativo (CPA), em Cuiabá, para apresentar sua denúncia, podendo enviá-la também por escrito, com identificação e assinatura através dos Correios.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A presidente do Conselho, Hildenete Monteiro Fortes, solicitou aos médicos que ao atenderem pacientes com queixas relacionadas conversem e orientem a apresentarem a denúncia junto. Conforme a assessoria jurídica do Conselho, a sindicância é sigilosa e os dados do paciente serão resguardados do acesso de terceiros que não tenham relação com o caso.

O contrato do Governo com a empresa 20/20 Serviços Médicos, responsável pelos procedimentos e as denúncias de problemas nas cirurgias levaram à deflagração da Operação Catarata, em setembro do ano passado.

Agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Estado e de São Paulo cumpriram mandados de busca e apreensão na Secretaria de Estado de Saúde (SES) e na empresa 20/20, com sede em Ribeirão Preto (SP). Ainda em setembro, o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, do MPE, ofereceu denúncia contra o Governo do Estado, o ex-secretário de Saúde, Luiz Soares, a empresa 20/20 e mais oito pessoas por conta das cirurgias.

O MPE pediu a indisponibilidade de bens de Soares e da empresa no valor do contrato, segundo o valor da causa, R$ 48 milhões. A ação, por improbidade administrativa, pede a nulidade do contrato entre o Estado e a empresa, além da "suspensão de qualquer contratação de unidades móveis para cirurgias de catarata em regime de mutirão que desrespeitem a dignidade do ser humano e coloque a população em risco de infecção e morte". 

Leia também 

Denúncia desencadeou operação contra Caravana e ganhou destaque nacional

Mauro Zaque: 'Estamos apurando fraude e os fatos são graves' na Caravana da Transformação

Governo entrega 200 mil documentos para investigação do Gaeco

Luis Soares: Investigação da Operação Catarata é eleitoreira

 

Gaeco apura fraudes na Caravana da Transformação

 

 

Comente esta notícia

ana de campos 24/01/2019

PEDRO TAQUES é um HERÓI! HERÓI! PEDRO TAQUES, ORGULHO de Mato Grosso!! Lave a boca para falar de PEDRO TAQUES!!

positivo
0
negativo
0

ana de campos 24/01/2019

PEDRO TAQUES é um HERÓI! HERÓI! PEDRO TAQUES, ORGULHO de Mato Grosso!! Lave a boca para falar de PEDRO TAQUES!!

positivo
0
negativo
0

ana de campos 24/01/2019

PEDRO TAQUES é um HERÓI! HERÓI! PEDRO TAQUES, ORGULHO de Mato Grosso!! Lave a boca para falar de PEDRO TAQUES!!

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1