facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

19 de Outubro de 2015, 08h:20 - A | A

GERAL / TRANSPORTE COLETIVO

AL estuda retorno de cobradores para as linhas intermunicipais

O PL 355/2015 proíbe ao motorista cobrar passagens e ter outras atividades estranhas à sua, descrita na Classificação Brasileira de Operações

DA REDAÇÃO



O Núcleo Econômico da Assembleia Legislativa começou a analisar a contratação obrigatória do cobrador por parte das empresas de transportes coletivos intermunicipais. De acordo com o Projeto de Lei n° 355/2015, o atual acúmulo de funções por parte do motorista afeta o bom desempenho do profissional, considerado fundamental para a segurança dos usuários.

Além de reforçar a diferença e a importância das atribuições dos profissionais, o projeto define como competência do cobrador as atividades básicas relacionadas à cobrança do valor da passagem.

Além de reforçar a diferença e a importância das atribuições dos profissionais, o projeto define como competência do cobrador as atividades básicas relacionadas à cobrança do valor da passagem. Também, verificar e orientar o usuário – em casos de dúvida – sobre o uso de cartão magnético, passe ou mesmo a cédula de identidade.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Outras ações são promover a facilitação do sistema operacional para embarque e desembarque de usuários cuja mobilidade seja reduzida e orientar os demais quanto à utilização de assentos especiais nos trajetos mais longos. O texto do PL 355/2015 reforça, ainda, a importância do recolhimento e da conferência dos valores arrecadados durante o percurso e do repasse à empresa ao final do período diário de trabalho. 

 

“A qualidade desse serviço deve ser preservada, já que estamos falando em vidas humanas, acima de quaisquer outros interesses. Além da responsabilidade da condução segura do veículo, a incumbência de receber valores, conferir, fazer o troco e outras ações tira do motorista concentração e raciocínio”, alertou o autor do projeto, deputado Wagner Ramos (PR).

Comente esta notícia

Alberto Anderson 19/10/2015

Parabéns, ufa alguém levanta a voz contra os desmandos do transporte público! já não era sem tempo! que seja aprovado com urgêwncia, urgentíssima! só quem precisa de transporte coletivo sabe o quanto está ruim sem cobrador!

positivo
0
negativo
0

Renato Cuiabano 19/10/2015

Então o projeto do vereador Dilemário sobre os cobradores pode ser retomado.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1