facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

16 de Fevereiro de 2018, 07h:00 - A | A

ENTREVISTA / VEJA O VÍDEO

'Estado trata presos perigosos como ladrões de galinha', diz líder de agentes penitenciários

De acordo com João Batista, o Governo precisa entender que o perfil dos criminosos mudou nos últimos anos e é preciso investir no sistema penitenciário.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



Em entrevista ao , o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso (Sindispen-MT), João Batista disse que o Governo do Estado ainda não percebeu que o perfil dos presos de Mato Grosso mudou com o passar dos anos e os trata como meros "ladrões de galinha".

“O perfil do preso em Mato Grosso está mudando com os adventos das organizações criminosas. O que não mudou ainda foi a cabeça dos nossos gestores que ainda querem tratar o sistema penitenciário como se estivéssemos mexendo com ladrão de galinha”, criticou.

“O perfil do preso em Mato Grosso está mudando com os adventos das organizações criminosas. O que não mudou ainda foi a cabeça dos nossos gestores que ainda querem tratar o sistema penitenciário como se estivéssemos mexendo com ladrão de galinha”, criticou.

Segundo o presidente do Sindipen-MT, para perceber esse novo perfil, basta olhar para o que aconteceu na última terça-feira (13), feriado de Carnaval, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, onde bandidos invadiram o local fortemente armados, suspostamente resgatar o preso José Edmilson, que foi encaminhado para atendimento médico. No momento da ação houve troca de tiros o que resultou em cinco pessoas feridas.

“Nós também tivemos nos últimos meses algumas tentativas e fugas de reeducandos. Em Rosário Oeste, por exemplo, tivemos a fuga de seis presos. Na Penitenciária de Ferrugem [em Sinop] foram duas tentativas em menos de dois meses e um túnel foi aberto próximo à Penitenciária Central [em Cuiabá] para resgatar presidiários”, observou João Batista.

Durante a conversa, o presidente destaca ainda o déficit no número de agentes prisionais no Estado, além de apontar falhas teriam ocorrido no transporte do preso José Edmilson Filho até a UPA Morada do Ouro.

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo: 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Esperança 18/02/2018

Ainda tenho esperança de que o secretário fará justiça e a vontade da categoria que é a troca total da SAAP , não tem clima para nenhum deles continuar mas se eles saírem dos cargos devido às cagadas que fizeram ou nada fizeram como no caso do adjunto qual será o prêmio deles com certeza inteligência, fundação, escola etc... Corredor que é bom nada né

positivo
0
negativo
0

Flávio Emanuel Flores 16/02/2018

isso mesmo... a inteligência deve ser lembrada tb

positivo
0
negativo
0

Gilberto Daniel Flores 16/02/2018

prá ficar mais facil... este preso resgatado deveria estar na PCE pois é condenado e tem extensa ficha, e não no CRC. Queremos saber quem autorizou a saida da PCE para uma unidade mais branda. E quem mais tinha conhecimento deste assunto. por exemplo a inteligencia do sistema

positivo
0
negativo
0

Agepen 007 16/02/2018

Pergunta que nao quer calar. Quem autorizou o preso do pascoal ao CRC?PJC investigue isso..

positivo
0
negativo
0

4 comentários

1 de 1