13.05.2018 | 19h57


VEJA VÍDEO

Ambiente profissional se tornou ringue, alerta terapeuta; saiba como enfrentar

Para o psicólogo Carlos Tuffi, existem três formas de alcançar sentido para a vida e o trabalho está inserido nesta concepção.


Da Redação

Palestrante de referência nacional na área de aperfeiçoamento profissional e pessoal, o psicólogo e terapeuta comportamental Carlos Tuffi alerta que ambientes de trabalho  se transformaram em ringues de luta, numa competicão desleal.

"Líder deve ter seguidores, pessoas que vestem a camisa da empresa e não tarefeiros. E a maneira de ter seguidores é a humanização, a valorização. Todos nós temos a necessidade de sermos reconhecidos".

O pisicólogo afirma que muitas pessoas vivem uma vida sem sentido e destaca que quem tem um porquê viver enfrenta qualquer coisa. Em entrevista ao  , o psicólogo falou sobre o sentido da vida.

Tuffi é logoterapeuta, psicoterapia fundamentada na busca do sentido, criada pelo psiquiatra vienense Viktor Frankl, autor do livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria.

"A logoterapia explica que o ser humano dá sentido para a vida de três formas: através de um ato, um trabalho; atráves do amor, do sentimento experimentado ou através das posturas que tenho diante das tragédias da vida, evitáveis ou não". Para o especialista, a maneira como olhamos para a vida pode ser modificada.

Na entrevista, Tuffi também comentou sobre o projeto que desenvolve há mais de 30 anos com dependentes químicos e suas experiências pessoais.

"Eu sou filho adotivo, vivi por 18 anos sem ter graça, como um desgraçado, e ao perder minha mãe adotiva, uma mulher que mudou minha história com o poder da acolhida, diante daquela dor, a vida começou a me dar uma aula. Ela estava indo embora e de alguma forma, me trouxe para a vida".

A partir da vivência pessoal, o especialista traçou um novo caminho e se dedicou aos estudos sobre comportamento humano. Para ele, é preciso ter harmonia nos mais diversos segmentos da vida, aliando felicidade pessoal e profissional.

Confira a entrevista na íntegra:

 











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Maria Regina  19.05.18 14h09
História emocionante. Já participei de palestra dele, sensacional

Responder

6
1

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER